14 dezembro, 2008

Sentimentos humanos, mente humana…

Respondendo um scrap no Orkut…

Quem dera as coisas fossem sempre simples assim, ser feliz ou não, querer algo, ou não, amar ou não, uma vida em preto e brando, só opostos. 

Concordo que algumas coisas não têm meio termo, nem mais, nem menos, como gravidez, não existe meio grávida, mas todas as coisas da linha de cima, felicidade, amor, querer, e etc..., sim, creio existir, meio amor, meia felicidade, meio querer, a própria sociedade de consumo (capitalista), nos condiciona a meio querer, ou quase desejar, muitos bens de consumo que não precisamos p/ viver, mas plantam uma necessidade no consumidor (nós), através da propaganda, do marketing, e é uma vida inteira na frente da TV recebendo estes estímulos, no jornal, na revista, no radio.

Quanto a amor, e assemelhados, sim, há desde bem pouco, até um tantão incomensurável, mas a mente humana é uma caixinha de surpresas, e nós leva há enganos, erros, confusões só em nossa mente, conflito de sentimentos, raiva e amor, e por ai vai, uma infinita combinação. Com a mente humana, sentimentos são todos possíveis.

Quantas vezes já não nos confundimos a cerca de tudo em nossas vidas, muito mais ainda, na parte onde estamos mais carentes, buscando algo que preencha, um buraco no coração quadrado, quantas vezes não tentamos espremer um tapa buraco redondo, triangular, e o trem num entra, nem a pau, por mais q tentamos.

Quantas, e quantas vezes nos quase que intencionalmente nos enganamos, até p/ fingir que estamos tentando? Fingir que estamos felizes, até mesmo p/ aplacar em nós mesmo a nossa carência. Muitas pessoas usam álcool, drogas, sexo, esporte e etc..., e uma infinidade de coisas p/ se enganar, para produzir no cérebro seratonina, que causar uma sensação de conforto, de quase felicidade.

Várias experiências tive na vida da felicidade extrema, exultação, estase, e instantes depois, o oposto, pois tudo mudou, minha mente tinha pregado uma peça em mim, e logo em seguida percebo melhor a situação, e que não era nada daquilo que imaginei.....

Tenho afirmado que a vida num geral é feita mais de desencontros, enganos, do que encontros felizes, perfeitos, e acertos, daí a história da humanidade mostra isto, uma multidão de gente só, e alguns privilegiados, que se seu bem, da mesma forma que está na palavra que, Deus faz ricos e pobres.

O texto que respondo agora é um bom exemplo disto, sua mente lhe pregou uma peça ao chegar em tais conclusões, que é tudo pão, pão, queijo, queijo, os sentimentos, o querer do homem. Este ser tão complexo, com esta mente privilegiada, geralmente não acerta justamente nestas coisas, em lidar com os sentimentos, por mais que nos esforcemos, sempre tropeçamos em algo, ou nos nossos sentimentos, ou no dos outros. Os índices de viciados, de separações, de suicídios, de morte violenta, de estupros, de pedofilia e etc., é um termômetro desta guerra de sentimentos do ser humano, tais características não é só no Brasil, repare bem, comum em todos os países do globo, até mesmo nos países muçulmanos que tais práticas levam a morte sumária, ocorre às escondidas.

Quem dera ser tudo mais simples, com certeza haveria menos fome no mundo, menos guerras, menos crianças morrendo antes dos 5 anos de idade, não haveria pobres e paupérrimos, e por ai vai.

O dia que a raça humana aprender a controlar seus sentimentos no geral, muita coisa irá melhorar, mas isto é utopia, e o oposto a existência de Deus, daí não vamos mais precisar dEle, pois vamos dominar as coisas naturais, pelo ao menos, vivendo um mundo mais justo, uma vida mais digna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental p/ mim, até p/ ter a noção das barbaridades que escrevo. rs.....

RicBrSp ocupando uns bytes na web2

Neste blog comento notícias, política, coisas da vida (eletrônica ou digital), redes sociais, fotos, vídeos, música e etc., palpito de tudo um pouco, com meus textos, pensamentos, e crônicas.      

 http://www.facebook.com/ricbrsp        https://twitter.com/RicBrSp

http://ricbrsp.wordpress.com/           www.gazzag.com/ricbrsp 

http://www.myspace.com/ricbrsp         http://ricbrsp.hi5.com/

 

Visitantes